A principal causa de mortes em Angola no ano de 2020 foi a Malária, ultrapassando até mesmo as vítimas de Covid-19. De acordo com o Programa Nacional de Luta Contra a Malária, de janeiro a março de 2020 foram registrados 2.065.673 casos e 2.458 óbitos. Neste artigo iremos abordar mais sobre a doença e a cobertura desta nos seguros saúde. Vamos lá?
O que é Malária?
É uma doença infecciosa que afeta os países de clima tropical e subtropical, sendo o vetor da doença o anofelino (Anopheles), um mosquito semelhante a um pernilongo e que pica principalmente ao entardecer e a noite.
Quais as formas de transmissão da Malária?
A malária é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo protozoário do gênero Plasmodium. Ainda que com menor ocorrência, a Malária também pode ser transmitida por transfusão de sangue contaminado, através da placenta para o feto e por meio de seringas infectadas.
Quais os sintomas da Malária?
Uma vez no organismo da pessoa afetada, o protozoário Plasmodium vai até o fígado e se multiplica. Em seguida atinge a corrente sanguínea, onde invade e rompe os glóbulos vermelhos do sangue, provocando sintomas como:
- Cansaço e fraqueza;
- Falta de apetite;
- Febre alta;
- Náuseas e vômitos;
- Pele amarelada;
- Dor de cabeça e no corpo;
- Calafrios intensos que se alternam com ondas de calor e sudorese abundante.
Caso surjam os primeiros sinais e sintomas da Malária, é recomendado procurar atendimento médico. Desta forma, o médico poderá identificar a presença do parasita no organismo através de exames de sangue, podendo iniciar o tratamento adequado, evitando que a infecção agrave e coloque a vida do infectado em risco.
Como tratar a Malária?
O tratamento padrão é feito via oral, com medicamentos antimaláricos, que atuam destruindo o Plasmodium e impedindo a sua transmissão. Já que não existe vacina contra a doença, deve-se ficar atento, pois a Malária pode levar a morte caso não seja realizado o tratamento adequado.
Formas de Prevenção da Malária
A prevenção da malária pode ser feita através de:
- Utilize repelente à base de DEET, roupas de cor clara e de tecido fino com mangas compridas e calças;
- Use mosquiteiro quando estiver em áreas com grande incidência de casos;
- Evite as áreas mais propensas à contaminação, como em lagoas ou águas paradas ao anoitecer e ao amanhecer;
- Nunca se automedique.
O seguro saúde cobre o tratamento de Malária?
Por se tratar de uma doença infectocontagiosas, o tratamento da Malária, de forma geral é coberto pelas principais seguradoras do mercado, a depender das coberturas contratadas. Ressalta-se, porém, que doenças oficialmente declaradas como epidemiológicas, geralmente são excluídas da cobertura da apólice.
A Valorizza recomenda a leitura das condições particulares e condições gerais de sua apólice, para que não haja dúvidas sobre a cobertura do tratamento da Malária. Sugerimos também que, em caso de dúvidas, contacte a Valorizza Corretora de Seguros ou a central de atendimento do seguro saúde contratado.
Que tal contratar um Seguro Saúde e ter atendimento médico especializado quando você mais precisar?
A Valorizza é especialista em seguro saúde. Realizamos a cotação de seguro saúde com as melhores seguradoras de Angola; apresentamos um comparativo com as vantagens e desvantagens de cada seguradora, conforme as necessidades do cliente; negociamos o melhor prémio, buscando sempre o melhor custo-benefício do seguro saúde; fazemos a gestão do seguro saúde, auxiliando nas inclusões e exclusões de beneficiários, reembolsos de seguro saúde e qualquer outra demanda. Entre em contacto e conheça o trabalho da melhor corretora de seguros de Angola.
Fontes: https://www.tuasaude.com/malaria/