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Absenteísmo: O que é e como diminuir?

Absenteísmo: O que é e como diminuir?

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O absenteísmo ou absentismo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente.

Se os seus funcionários faltam frequentemente e sua empresa ainda não conseguiu resolver este problema, não se preocupe! Listamos neste post as principais estratégias para minimizar o absenteísmo nas empresas.

5 principais causas do absenteísmo

A falta do colaborador ao trabalho pode ser ocasionada, muitas vezes, por doenças, imprevistos familiares ou consultas médicas. Mas existem outros motivos que podem influenciar em atrasos e faltas constantes de colaboradores, diretamente relacionados à postura da empresa. Antes de listar as principais estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas é importante entender as principais causas que podem levar seus funcionários a faltar.

Sobrecarga de tarefas

Sentir-se sobrecarregado no trabalho, principalmente quando não há suporte ou reconhecimento nas tarefas, é um forte agravante para o absenteísmo. Quando há mais atividades e obrigações do que a carga horária permitiria receber, os níveis de estresse se elevam.

Desmotivação

A desmotivação pode ser influenciada por vários fatores, partindo das más condições de trabalho e chegando ao tipo de gestão. Seja a falta de estrutura ou a falta de acompanhamento pelo gestor, a desmotivação se torna uma das principais causas do absenteísmo.

Gestão autoritária

Uma gestão autoritária e uma política empresarial baseada somente na hierarquia e nos processos, sem avaliar as subjetividades do profissional, também contribui para o absenteísmo. Muitas vezes, é o que impede o colaborador de se engajar nas metas da empresa e se sentir parte daquilo. O que ele busca é a presença de um líder.

Comunicação falha

A falha na comunicação gera um ambiente sem harmonia e colaboração entre as equipes e relacionamentos supérfluos com colegas. O clima organizacional está ligado à satisfação profissional e pode afetar positiva ou negativamente na percepção de seu papel na empresa.

Falta de desenvolvimento profissional

Quando não sente que está se desenvolvendo profissionalmente, o colaborador se desmotiva e transforma a frustração em procrastinação de tarefas ou faltas. Sem sentir que a empresa se interessa pelo seu plano de carreira, retomar o interesse no trabalho também é difícil.

Conheça 8 estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas:

A seguir listamos as principais estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas.

1- Mantenha um bom clima organizacional

Se a empresa não oferece um clima saudável para seus colaboradores, manter a produtividade, reter talentos e diminuir o absenteísmo se torna uma tarefa difícil. Logo, para oferecer um ambiente favorável ao crescimento e que motive a equipe a alcançar bons resultados, é importante realizar pesquisas de clima regularmente. Elas permitem a identificação das oportunidades na visão dos colaboradores e a elaboração de planos de ação para resolver os problemas.

2- Garanta que a comunicação seja eficiente

Uma comunicação ineficiente pode causa problemas de relacionamento entre toda a equipe. No ambiente organizacional, a comunicação engloba o diálogo presencial entre colegas e também demais veículos: e-mail, reunião, telefone etc. Assim, para ter uma comunicação eficiente, é necessário entender o perfil dos colaboradores e descobrir qual ferramenta é a mais adequada para a equipe.

3- Ofereça um plano de carreira para combater o absenteísmo nas empresas

Para os funcionários que buscam o desenvolvimento da carreira e o sucesso profissional, o plano de carreira oferecido pela empresa possui muito valor.  Se uma pessoa entende que a organização não é a adequada para atingir esse objetivo ou que não possui um programa de desenvolvimento concreto, com certeza ela optará pelo desligamento dessa empresa.

4- Invista em feedbacks constantes

Assim como oferecer um plano de carreira ajuda na retenção de colaboradores e na redução do índice de absenteísmo nas empresas, os feedbacks também auxiliam na gestão de pessoas.

E, para ser possível mensurar o desenvolvimento individual e corrigir os pontos negativos, o retorno sobre o desempenho de um profissional deve ser realizado constantemente.

5- Estabeleça políticas de reconhecimento

A falta de reconhecimento é outro dos principais fatores que levam um profissional a ficar desmotivado, produzir menos e com menor qualidade, e faltar ao trabalho. Portanto, visando a motivação da equipe, é importante que sejam desenvolvidas políticas de reconhecimento voltadas para as necessidades e a percepção de valores dos funcionários. Ou seja, cada organização encontrará uma maneira diferente de elaborar essa política.

6- Promova a qualidade de vida

Sabemos que muitos gestores entendem o investimento na qualidade de vida dos funcionários como só mais um gasto. Contudo, ele vai muito além do que isso.

Tanto no ambiente de trabalho quanto na parte pessoal, a qualidade de vida de um profissional permite uma vida mais saudável, com menos doenças, menos estresse e mais disposição para suas atividades.

Dessa forma, promover palestras voltadas para o bem-estar, incentivar a prática de esportes, a alimentação saudável e demais atitudes são formas de melhorar a saúde dos funcionários. E, consequentemente, diminuir o número de atestados médicos.

Nesse sentido, uma boa dica para alinhar a promoção da qualidade de vida com as políticas de incentivo é oferecer o benefício de seguro saúde a seus colaboradores.

7- Realize treinamentos e analise a ergonomia

O acidente ocupacional também é uma causa recorrente dos altos índices de absenteísmo nas empresas.

Para resolver esta situação, o ideal é a realização de treinamentos constantes, seja por conta de novos procedimentos ou por reciclagem, para garantir que a equipe esteja alinhada com os padrões de segurança.

Outra causa comum são as doenças causadas por esforço repetitivo, que podem também ser evitadas por meio de estudo ergonômico.

8- Crie metas individuais

Por fim, a última estratégia para a redução do absenteísmo nas empresas é a criação de metas. Ao se definir individualmente os objetivos de cada colaborador, cria-se uma responsabilidade em toda a equipe.

Primeiro, porque o funcionário vai entender o quanto sua ausência poderá interferir nos resultados do grupo e da empresa. Segundo, porque o profissional terá objetivos para cumprir se quiser manter-se no emprego.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as causas e as principais estratégias para minimizar o absenteísmo de sua empresa e como oferecer determinados benefícios podem auxiliá-lo nesta tarefa, não perca a oportunidade de investir na segurança e qualidade de vida de seus funcionários, contratando um Seguro Saúde ou um Seguro para Acidentes Pessoais.


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Gostou dessas dicas? Então, agora que você conhece as melhores estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas, aproveite para nos seguir no LinkedIn e ficar por dentro deste e de outros assuntos!