Você sabia que o Seguro Saúde pode auxiliar directamente no bem-estar das mulheres? A mulher contemporânea, com sua crescente inserção no mercado de trabalho e independência financeira, acumula cada vez mais atividades e afazeres. E todas essas atribuições não vieram sozinhas, com essa evolução, vieram também alguns novos obstáculos. Por isso, neste artigo, abordaremos algumas das doenças que afetam a saúde das mulheres. Vamos conferir?!
Endometriose
O endométrio é o tecido que recobre a parte interna do útero, se descama e solta durante a menstruação, quando este tecido migra para fora da cavidade uterina e se instala no peritônio ou ovários, causa cólicas menstruais fortes, diarreia, dor pélvica crônica e dor nas relações sexuais. Além disso, pode gerar infertilidade.
Não é conhecida a causa desta migração portanto não existe uma forma de prevenção. Os tratamentos recomendados são o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou cirurgia.
Síndrome dos Ovários Policísticos
É um problema causado por desequilíbrio hormonal, onde são formados cistos que modificam os ovários, deixando-o maior. Os principais sintomas são dificuldade para engravidar, pelos nos seios, buço e queixo, pele oleosa e com acnes, diabetes, obesidade, queda de cabelos, manchas escuras nas axilas e pescoço.
As causas da síndrome ainda não foram determinadas, mas suspeita-se que tenha origem genética e relação com a ação da insulina no corpo. Os tratamentos incluem o uso de anticoncepcionais, atividades físicas, uso de medicamentos para diabetes, dietas, induções de ovulação ou cirurgia. As consequências do diagnostico tardio e do não tratamento são o aumento dos riscos de diabetes, infertilidade, doenças cardiovasculares e câncer do endométrio.
Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. O tratamento desse câncer varia conforme o tipo e o local em que o nódulo está. As formas mais comuns são: quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia (para bloquear a ação dos hormônios femininos), e a cirurgia parcial (retirada do tumor) ou mastectomia (retirada completa da mama).
É possível ainda complementar o tratamento com recursos terapêuticos, além do auxílio de um profissional psicólogo.
Cuidados com a saúde da mulher
Em muitos casos não é possível prevenir as doenças femininas, mas o diagnóstico precoce, nestes casos, é fundamental para o tratamento, a fim de evitar o agravamento do quadro ou o desenvolvimento de outros problemas de saúde. Assim, é indicado:
- fazer exames ginecológicos periodicamente;
- realizar os demais exames de rotina;
- praticar atividade física;
- não fumar;
- evitar bebidas alcoólicas;
- manter uma alimentação saudável;
- dormir bem.
Por que contratar um seguro saúde?
O seguro saúde pode oferecer garantias de cobertura para consultas, diagnósticos e tratamentos de diversas doenças relacionadas a saúde da mulher, auxiliando assim na saúde física e mental das colaboradoras de sua empresa. A melhor maneira de contratar um seguro saúde empresarial é contactar um Corretor de Seguros de sua confiança e que seja especialista neste tipo de apólice.
[Acesse também: Bem-estar e qualidade de vida: A importância do Seguro Saúde]
A Valorizza é especialista em seguro saúde. Realizamos a cotação de seguro saúde com as melhores seguradoras de Angola; apresentamos um comparativo com as vantagens e desvantagens de cada seguradora, conforme as necessidades do cliente; negociamos o melhor prémio, buscando sempre o melhor custo-benefício do seguro saúde; fazemos a gestão do seguro saúde, auxiliando nas inclusões e exclusões de beneficiários, reembolsos de seguro saúde e qualquer outra demanda.