Seguro Viagem: Por que contratar? Veja os benefícios deste seguro

Seguro Viagem: Por que contratar? Veja os benefícios deste seguro

Viagens corporativas e eventos são atividades comuns em diversas empresas sediadas em Angola, independentemente de seu segmento, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Determinadas atividades necessitam da presença física do empresário e/ou do colaborador que irá representar a empresa, para que os negócios sejam devidamente fechados.

Uma vez que em viagens empresariais o colaborador está representando a empresa e que imprevistos podem acontecer, a Valorizza recomenda a contração de Seguro Viagem durante o período em que o colaborar se encontrar a serviço da empresa.  Esse tipo de seguro visa cobrir, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto eles oferecem outras garantias, como repatriação do corpo em caso de morte e indemnização por morte ou invalidez e até reembolso de despesas de funeral.

Ressalta-se também que as companhias aéreas de todo mundo lidam diariamente com um grande volume de cargas nos voos. Assim, o extravio de bagagem é algo que pode ocorrer e é uma das grandes preocupações dos viajantes. Neste artigo, falaremos sobre o Seguro Viagem, suas vantagens e o que fazer em caso de extravio de bagagem, continue lendo e acompanhe.

Seguro Viagem: O que é?

O Seguro Viagem nada mais é que um seguro que garante o pagamento de indemnizações em caso de danos materiais ou corporais, ocorridos durante a viagem, disponibilizando também um conjunto de coberturas de assistência.

Dentre as garantias deste tipo de seguro podem estar a indemnização por morte ou invalidez permanente por acidente; despesas de tratamento e funeral; repatriação do corpo em caso de morte; cancelamento ou redução da viagem; indenização no caso de extravio de bagagem; e, despesas por interrupção da viagem e atraso da transportadora.

O Seguro Viagem Empresarial é fundamental para garantir tranquilidade durante a viagem do trabalhador. Sabemos das dificuldades que é buscar um atendimento médico em outro país no qual não conhecemos o funcionamento do sistema de saúde, ou temos dificuldade em nos comunicar. O Seguro Viagem, a depender das condições contratadas, cobre também os atendimentos médicos de urgência e emergência, oferecendo todo suporte necessário.

Seguro Viagem: Por que contratar?

Contratar um Seguro Viagem para os seus colaboradores durante os deslocamentos a trabalho, tanto em território nacional quanto internacional, além de propiciar a tranquilidade de que o colaborador precisa, garante indemnização no caso de imprevistos e o respaldo durante diferentes tipos de situações.

Além disso, este seguro é obrigatório para os pedidos de visto para o espaço Schengen, isto é, para a lista de países europeus que aboliram o controle de suas fronteiras internas, permitindo, portanto, a livre circulação entre os países signatários.

A contratação de um Seguro Viagem Empresarial garante a seus colaboradores uma segurança na jornada, desde o momento do embarque até o desembarque, disponibilizando assistência médica temporária, cobrindo custos no exterior que normalmente são caros, perda ou roubo de bagagem, traslados, entre outros, de acordo com as coberturas contratadas.

Em um dos artigos do nosso blog, comentamos sobre os benefícios que as empresas oferecem a seus funcionários e que são muito valorizados. O Seguro Viagem Empresarial é certamente um deles, pois ao deslocarem-se para exercer sua profissão, seja em território nacional ou internacional, sentem-se seguros e amparados diante de qualquer situação.

Seguro Viagem: Como funciona?

O Seguro Viagem conta com uma variedade de opções de coberturas, as quais são descritas e detalhadas nas condições particulares e gerais da apólice (o qual sempre recomendamos a leitura), e que devem ser escolhidas conforme o tipo de viagem, local, período e actividades que serão desempenhadas pelo colaborador.

Indicamos sempre contar com o auxílio da Valorizza Corretora de Seguros para a contratação do Seguro Viagem. Ficaremos responsáveis em realizar uma pesquisa de mercado e sugerir as opções mais adequadas, conforme o perfil de cada viagem, empresa ou negócio. Sua empresa terá também todo suporte caso ocorra um sinistro – evite transtornos e deixe as tratativas junto à seguradora conosco. Conheça mais sobre o papel de um Corretor de Seguros em nosso artigo O Papel do Corretor de Seguros.

E o Extravio de Bagagem?

Um dos maiores causadores de problemas com extravio de bagagem são as conexões ou trocas de aeronaves, pois são tantos equipamentos transportados diariamente que trocas e desvios, infelizmente, podem acontecer.

De acordo com o artigo 125 da Lei n.º 14/19 de 23 de Maio, o transportador é responsável pelos danos causados as mercadorias registadas ocorridos durante o transporte aéreo, nomeadamente; destruição, perda ou avarias. Segundo o Regulamento sobre Direito de Passageiros, o transportador – operador deve, dentro de 24 horas a seguir da reclamação de extravio, fornecer ao passageiro, para cobertura das necessidades inadiáveis inerentes à ausência da bagagem, um valor monetário equivalente em Kwanza:

  • 100% do valor do bilhete de passagem do proprietário da bagagem, nos voos domésticos;
  • 50% do valor do bilhete de passagem do proprietário da bagagem, nos voos regionais ou até 1.500 km;
  • 30% do valor do bilhete de passagem do proprietário da bagagem, nos voos internacionais, ou a partir de 3.500km.

Esta compensação prevista não prejudica o direito do passageiro de intentar acções nos tribunais competentes, podendo, ainda, o transportador-operador pagar voluntariamente ao passageiro, desde que este aceite, valor correspondente à bagagem extraviada.

O que fazer em caso de Extravio de Bagagem?

A primeira ação a se tomar é comunicar-se imediatamente com a companhia aérea, ainda dentro do aeroporto. Se você está amparado por um Seguro Viagem, acione-o por meio do contacto com seu Corretor de Seguros, e siga as instruções que este lhe fornecerá. Ademais, leve sempre uma troca de roupas completa em sua maleta de mão, para suprir situações emergenciais.

Para finalizar esta matéria, deixamos algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a evitar perda ou roubo de bagagem. Confira:

Dicas para evitar perda ou roubo de bagagem

  • Identifique corretamente a bagagem com etiqueta;
  • Retire todas as etiquetas anteriores, para não causar confusão;
  • Diferencie sua bagagem, destacando-a dentre as demais para que não haja enganos;
  • Evite fazer o check-in muito em cima da hora;
  • Utilize cadeados com códigos para abrir;
  • Tenha um Seguro Viagem contratado.

Quer contratar um Seguro Viagem Empresarial? Contacte a Valorizza Corretora de Seguros e solicite informações sobre os tipos de cobertura disponíveis e, garanta assim, que seus colaboradores estarão cobertos pelo seguro em caso de imprevistos na viagem. Somos especialistas em seguro e trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado. Entre em contato com uma das maiores corretoras de Angola e surpreenda-se.