Água, saneamento e higiene: os desafios no combate a doenças transmissíveis

Acesso à água potável, saneamento e o combate a doenças transmissíveis fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em Angola. A organização tem estabelecido metas ousadas para acabar com epidemias como a AIDS, tuberculose e malária no país, até 2030, além de promover o acesso universal à saúde.

Segundo a Resolução das Nações Unidas nº 64/292 de 28 de Julho de 2010, o acesso à água e ao saneamento básico constituem direitos humanos fundamentais. A falta de infraestrutura adequada em Angola resulta no aumento de doenças infecciosas, que contribuem para a desnutrição e mortalidade infantil. De acordo com o Relatório do Orçamento Geral do Estado da UNICEF, de 2018, “para alcançar globalmente o Objectivo n.º 6 dos ODS (Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e o saneamento para todos), Angola precisaria de investir 1,5 mil milhões de dólares por ano”, considerando que as projeções para 2030 é que o crescimento populacional chegue a 41,7 milhões de habitantes.

Segundo estudo publicado na Revista Lancet em 2016, Angola figura entre os piores países do mundo no que se refere a saneamento básico, acesso a água potável e combate a malária. Ele indica que 99,1% dos angolanos estão expostos a problemas de saúde causados pela falta de higiene.

De acordo com os dados divulgados no site da UNICEF, em Angola, apesar dos investimentos e progressos realmente notáveis do país, quase metade da população ainda não tem acesso a uma fonte de água adequada para consumo. As condições precárias de higiene, como a defecação a céu aberto que ocorre principalmente nos meios rurais, contamina a água e ajuda a propagar doenças, como por exemplo a diarreia, principal causadora de mortes entre as crianças.

O hábito de lavar as mãos regularmente é praticado por cerca de 37% da população apenas, e sabemos o grau de importância para salvar vidas, principalmente das crianças. Por esta e outras razões, a UNICEF Angola trabalha para garantir o direito humano à água potável segura e saneamento, fundamental para melhorar a saúde e reduzir a pobreza das crianças e de suas famílias.

Ela lidera um programa muito importante no país, chamado Wash, com o intuito de ajudar nas questões de serviços de Água, Saneamento e Higiene Sustentáveis. O principal objectivo é garantir que as crianças, jovens e suas famílias tenham acesso a estes recursos de forma adequada.

Os principais pilares deste programa são:

  • Gestão comunitária;
  • Água, saneamento e higiene nas escolas;
  • Saneamento liderado pela comunidade;
  • Reforço do sector e sistemas de gestão.

Este trabalho visa acabar de uma vez com a defecação a céu aberto, proporcionar acesso à água e saneamento a nível nacional e promover melhorias nos hábitos de higiene populacional. Somente assim, a qualidade de vida alcançará patamares promissores.

A Valorizza apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis definidos pela ONU. Atuamos com o compromisso de aplicar os princípios preconizados por ela em nossa estratégia de desenvolvimento, através da definição de metas e ações que estejam alinhados a estes objetivos de modo a reduzir os impactos ambientais e promover justiça social.

Fonte: www.unicef.org

https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)31467-2/fulltext

https://www.unicef.org/esa/media/2426/file/UNICEF-Angola-2018-WASH-Budget-Brief.pdf

Tags: #agua #saneamento #higiente #angola #unicef #onu #infraestrutura #saude #saudedacriança #combateadoenças

Desenvolvimento Sustentável: saiba como a Valorizza apoia os Objetivos definidos pela ONU

Muito se ouve falar atualmente sobre Meio Ambiente, Preservação Ambiental e Sustentabilidade, mas afinal de contas, o que é Desenvolvimento Sustentável?

De acordo com EcoAngola, Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que visa estabelecer um equilíbrio entre o que a natureza nos pode oferecer, o consumo dos recursos naturais e a melhoria da nossa qualidade de vida.

Diante disto, a Organização das Nações Unidas (ONU), definiu os objetivos a serem alcançados a fim de, acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, sendo eles:

– Erradicação da Pobreza;

– Fome Zero e Agricultura Sustentável;

– Saúde e Bem-estar;

– Educação de Qualidade;

– Igualdade de Gênero;

– Água Potável e Saneamento;

– Energia Limpa e Acessível;

– Trabalho Decente e Crescimento Econômico;

– Indústria, Inovação e Infraestrutura;

– Redução das Desigualdades;

– Cidades e Comunidades Sustentáveis;

– Consumo e Produção Responsáveis;

– Ação Contra a Mudança Global do Clima;

– Vida na Água;

– Vida Terrestre;

– Paz, Justiça e Instituições Eficazes;

– Parcerias e Meios de Implantação.

A Valorizza Corretora de Seguros, tem constantemente se empenhado em gerar empregos para a comunidade Angolana, sem distinção de gênero ou idade e assim garantir crescimento econômico, erradicação da pobreza e redução das desigualdades. Colaboramos com Organizações Não Governamentais, a fim de contribuir com a diminuição da fome e pobreza.

Conheça o projeto Fazer o Bem Faz Bem, e colabore você também!

Além disto adotamos as seguintes práticas:

– Os resíduos gerados em nosso escritório são separados e destinados a reciclagem;

– Adotamos a prática da utilização de canecas ao invés de copos plásticos, reduzindo assim a quantidade de resíduos;

– Impressões são realizadas apenas em caso de extrema necessidade e folhas não utilizadas são reaproveitas como rascunhos;

– Utilizamos sempre que possível da tecnologia para realizarmos reuniões, desta forma reduzimos a emissão de Dióxido de Carbono com deslocamentos.

E você? O que tem feito para o Desenvolvimento Sustentável da sua cidade?

Quer conhecer outras ONG’s Angolanas e colaborar? Visite os sites abaixo e faça sua parte, pois pequenos gestos mudam o mundo.

Organização Atos.

ONG Baluarte.